domingo, 6 de outubro de 2013

AULAS 3 E 4


AULAS 03 E 04

Leia o texto  e observe o resumo:

Resgate histórico


A Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário acontece na cidade de Catalão nos primeiros 15 dias do mês de outubro desde de 1876, e apresenta a parte religiosa católica conjuntamente com o Congado, cultura africana que veio juntamente com os escravos africanos trazidos para o Brasil para trabalharem nas lavouras de cana e café.

A história conta que um grande fazendeiro, para provar sua devoção e pagar uma promessa a Nossa Senhora do Rosário construiu a Igreja a Nossa Senhora dos Homens Pretos, fator este que explicou a devoção dos escravos e descendentes à uma santa que tinha a mesma cor de pele que eles.

Este mesmo fazendeiro, como poucos da região, deixavam seus escravos e ex-escravos festejarem sua cultura e suas danças, desde que, estes o fizessem para os santos católicos. Os escravos, para preservar sua cultura combinam suas tradições com as tradições católicas através das Congadas.

A doação de terras para a construção de igrejas era uma estratégia muito comum entre os fazendeiros da época, pois a construção das igrejas valorizavam as terras. Não foi diferente com a igreja de Nossa Senhora do Rosário, pois sua construção dinamizou um novo eixo de povoamento em nossa cidade, nos bairros: Nossa Senhora de Fátima, conhecido na época como “Boca da Onça”, devido a mata e a presença de onças no local, bairro São Francisco e Centro.

Além de dinamizar o crescimento urbano a festa era o local de socialização entre as diferentes comunidades rurais que existiam na época, fator importante para a construção de laços de amizade e parentescos.

 

Vamos conhecer um pouco mais sobre o congado catalano, assista o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=Y6aFCcJwPC8

 

 



RESUMO:

                                                                                      

              A festa do Rosário acontece em Catalão, nos primeiros dias de outubro e mistura a religião católica com o congado, tradição trazida pelos negros que vieram da África para trabalharem nas lavouras de cana e café.

A história conta que um grande fazendeiro construiu a Igreja a Nossa Senhora dos Homens Pretos, fator este que explicou a devoção dos escravos e descendentes à uma santa que tinha a mesma cor de pele que eles. Este fazendeiro deixava seus escravos e ex-escravos festejarem sua cultura e suas danças, desde que, estes o fizessem para os santos católicos. Os escravos, para preservar sua cultura combinam suas tradições com as tradições católicas através das Congadas.

A Construção da igreja de Nossa Senhora do Rosário dinamizou um novo eixo de povoamento em nossa cidade, nos bairros: Nossa Senhora de Fátima, conhecido na época como “Boca da Onça”, bairro São Francisco e Centro.

Além de dinamizar o crescimento urbano a festa era o local de socialização entre as diferentes comunidades rurais que existiam na época, fator importante para a construção de laços de amizade e parentescos.

ATIVIDADES:

 

Oralidade:

 

·         Fazer a leitura do texto original e do resumo e pedir que os alunos encontrem as diferenças;

 

·         Estimular os alunos a perceberem que a parte em negrito foi usada no resumo com algumas alterações e acréscimos de palavras para estabelecer a conexão das idéias;

 

·         Mostrar aos alunos que a parte retirada não compromete o entendimento do texto e nem tira suas informações principais.

 

Escrita:

 
Dar um texto de preferência do professor e pedir que os alunos façam o resumo, seguindo as orientações da atividade oral acima

Nenhum comentário:

Postar um comentário